A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as articulações, resultando na degradação progressiva da cartilagem que reveste as extremidades ósseas. Esse desgaste pode levar ao atrito direto entre os ossos, causando dor, inflamação e limitação dos movimentos. A artrose pode afetar qualquer articulação do corpo, mas é particularmente comum na coluna vertebral, sendo denominada espondiloartrose ou osteoartrose da coluna.
Na coluna, ocorre principalmente nas articulações facetárias, que são responsáveis pela mobilidade e estabilidade da estrutura vertebral. Na região cervical temos articulações secundárias entre pequenas extensões do corpo vertebral, os processos unciformes, e o mesmo processo neste local é denominado uncoartrose. Quando na coluna torácica, as articulações com as costelas (costovertebrais) também podem ser acometidas.
Com o tempo, o desgaste da cartilagem e a inflamação associada podem resultar na formação de osteófitos (bicos de papagaio), redução do espaço entre as vértebras e compressão de nervos, levando a sintomas como dor crônica, rigidez e limitação funcional. Esse conjunto de sintomas pode também ser chamado de síndrome facetária.
A artrose na coluna pode ser causada por diversos fatores, incluindo:
Os sintomas da artrose variam de acordo com o grau da degeneração e a região da coluna afetada. Os mais comuns incluem:
O tratamento da artrose na coluna varia conforme a gravidade dos sintomas e pode incluir abordagens conservadoras ou cirúrgicas:
O tratamento conservador é indicado na grande maioria dos casos, com altas taxas de sucesso. Envolve os seguintes elementos:
O tratamento cirúrgico não é usualmente indicado em casos de artrose facetária isolada. É possível obter excelentes resultados com tratamento conservador e, se necessário, infiltrações.
A cirurgia é indicada para casos com patologias associadas e refratariedade ao tratamento conservador, por exemplo:
A artrose na coluna é uma condição que exige atenção e cuidados contínuos. Embora seja progressiva, o diagnóstico precoce e um plano de tratamento adequado podem minimizar os impactos da doença e proporcionar uma vida mais ativa e confortável. A adoção de hábitos saudáveis, o acompanhamento médico regular e o tratamento personalizado são essenciais para o controle dos sintomas e a manutenção da qualidade de vida. Se você sofre com dores persistentes na coluna, consulte um especialista para obter a melhor abordagem terapêutica para o seu caso.